É sem dúvida um dos lugares mais bonitos da cidade de Ushuaia. Aí, o Gato Curuchet encarregar-se de criar cachorros de trineu e ensinar a sua filosofía de vida.
Quem tem lido a Jack London e tem entendido a verdadeira mensagem de um dos seus melhores livros La voz de la sangre, (A voz do sangue) sabe que falar da Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, é sem dúvida aproximar-nos a esse tipo de relatos onde imperam o homem e a natureza, e sobre tudo o engenho do primeiro para dominar à mãe natura.
Um gato entre os cachorros
A meia hóra da cidade de Ushuaia, o Vale dos Lobos surpreende a quem por curiosidade tem chegado até aí. Uma quantidade indescritível de cachorros siberian huskies e alaskan malamutes criados para trineu viram protagonistas dos olhares. Só um homem domina eles e obtem o respeito de todos, o seu nome soa estranho entre tantos cachorros: o Gato Curuchet.
O Gato Curuchet nasceu em Tandil (Provincia de Buenos Aires) e desde criança sonhaba com conhecer os gelos da Alaska. Começou uma viagem que marcou a sua vida para sempre; a meta era justamente Alaska, a terra indomável do Jack London e os seus cachorros, mas o destino fez uma má jogada: decidiu que o nosso amigo perdesse o seu barco e ficara para sempre em Ushuaia, onde achou uma paisagem similar à sonhada e no próprio solo argentino.
Chega o inverno
Cuando a um le falam que na Ushuaia exite a possibilidade de subir a um trineu comandado por cachorros, a vontade de fazer provoca imediatamente a pergunta de onde, como e quando. E a ansiedade ganha o jogo.
Além do passeio puxado por cachorros, esse tipo de aventuras combinam-se com caminhadas com raquetes, passeios pelo bosque que incluem a possibilidade de chegar até castoreiras (conhecidas na Ushuaia inteira) e visitar a construções ancestrais dos primeiros habitantes da região: os originários e yamanes.
¿Para onde a gente vai?
O Fogón Blanco (Fogão Branco), o Passeio Kilak e o tradicional Vale dos Lobos são alguns dos percursos típicos que realizam-se durante a temporada invernal e que permitem entrar em contato com a natureza mágica que encerra códigos próprios, experiências e anédotas que viram comuns quando começamos a familiarizar com essa filosofía de vida.
O amor desse homem pelos seus cachorros é tão grande que as palavras sobram. Um olhar, um gesto, um clique e todos entendem qué o que vem e o que deve fazer
cada um dos integrantes do trineu, algo que também começamos a aprender quens estamos debutando nessa atividade.
Descanso obligado
Entanto percorremos o Vale Carabajal, um lugar realmente bonito, os trineus avançam marcando com os seus rastros uma neve que parece ter caído há apénas questão de minutos e o Gato realiza uma parada que todos os presentes (neste caso, o grupo não superava as oito pessoas) estávamos esperando.