Como se fosse uma espécie de fronteira verde, uma das suas caras dá para a avenida Las Heras (urbana, transitada). A outra abre sobre as praças da Recoleta. Pode se ver à distância: a Biblioteca Nacional é um prédio claramente reconhecível e intrigante. Fomos a conhecer mais um pouco.
Aires de leitura
Localizada no prédio que antes estava ocupado pela residência presidencial na que conviveram Juan Domingo Perón e Eva Duarte, a Biblioteca Nacional não se reduz apénas ao imponente prédio que hoje alberga, se não que projeta sua sombra e sua influência sobre um grande espaço verde que rodeia-la.
Para acessar a ela desde a Av. Las Heras, deve se atravessar o Jardim de Leitura, pacífica praça com fonte de água, bancos e veredas. Ascendemos pela estrutura de concreto e no nível térreo encontra-se o ingresso. Mas se antes de mergulhar nos livros queremos passear mais um pouco, para o lado contrário encontramos uma escultura dedicada a Juan Pablo II, um barranco verde que se abre sobre as praças da Recoleta e, descendo, um monumento a Eva Duarte de Perón.