Cuando o calor chegar, os dias se prolongam e o famoso Gato Curucher começa planejar as melhores excursões para desfrutar do verão austral.
Quem conhece realmente a pequena cidade de Ushuaia sabe que nela formam-se histórias e lendas que não encontramos em outros lugares.
No verão, cuando os dias saõ inacabáveis e as noites pequenas duram um par de hóras, tem uma personagem do que todos falam em cada recanto da cidade: o “Gato” Curuchet. E ante a pregunta a quelaquer vizinho sobre se conhece ou se sabe onde ele está, a resposta é sempre a mesma: no Vale dos Lobos.
Amor pelos cachorros
O Vale dos Lobos surpreende a quem, seja por recomendação ou por curiosidade, tem chegado até aquí. É que ainda que os trineus são uma atividade do inverno, a possibilidade de desfrutar ao ver como passam as hóras num criadouro de cachorros de trineu se faz real. Aí, huskies e Alaskan malamutes são os protagonistas dos olhares de crianças e grandes que perguntam sempre quanto é e que depois ficam contentes sabendo que aí estarão melhor do que na cidade.
O Gato Curuchet nasceu em Tandil e desde pequeño sonhaba com conhecer os gelos de Alaska. Começou uma viagem que marcou a sua vida para sempre; a meta era Alaska, as terras indómitas do Jack London e os seus cachorros, mas o destino fez uma má jogada: decidiu que o nosso amigo perdesse o seu barco e ficara para sempre em Ushuaia, onde achou uma paisagem similar à sonhada e no próprio solo argentino.
A luz do verão
A chegada do verão convida a desfrutar com a chegada dos dias compridos e da muitísima luminosidade, o que permite o Gato planejar excursões mais compridas com a possibilidade incluso de fazer noite e acampar em lugares realmente incríveis não muito distantes da bela cidade de Ushuaia.
O Gato tem diferentes passeios onde impõem-se as visitas a castorenhas ou às dúzeas de lagoas que encontram-se nos aoredores da cidade e que são fim da maioria das excursões.
Lagoa Esmeralda é pela sua beleza e colorido uma das atrações que nenhúm turista quer deixar de conhecer. A ella somam-se diferentes refúgios que vão aparecendo enquanto alcançamos e que permitem ter um contato com a natureza diferente ao que temos em outro tipo de passeios. Mas quizá conhecer o criadouro de cachorros de trineu seja a atração que mais fama tem dado ao lugar.
Alcança ver como o Gato relaciona-se com os seus cachorros para entender que por momentos não faz falta palavras para eles entenderem. Um olhar, um gesto, um clique e todos entendem que é o que vem e o que deve fazer cada um dos integrantes do trineu, algo que também começamos a aprender quens estamos debutando nessa atividade.
Descanso obrigatório
Entanto percorremos o Vale Carabajal, um lugar realmente bonito, o Gato realiza uma parada que todos os presentes (neste caso, o grupo não superava as oito pessoas) estávamos esperando.
Cachorros e homens precissávamos de descansar, pelo que o nosso amigo começou a arrecadas lenha e fez um cálido fogão para por uma carne mácia e deixar asar.
Entanto comíamos, as experiências de vida, as viagens, as anedotas e por sobre tudo o amor por essas terras ganharam rápidamente a conversa. A harmonia que consegue se entre o olhar azul dos cachorros e a paisagem da conta de que estamos vivendo algo único, como se se tratase de um conto. Sensações mágicas se existem.